ABNT abre consulta pública para alteração da norma sobre apresentação de relatórios técnicos e/ou científicos

A Associação Brasileira de Normas Técnicas abriu Consulta Pública Nacional para o Projeto de emenda da norma NBR 10719 (2011) que trata da apresentação de relatórios técnicos e/ou científicos. Esta iniciativa tem por objetivo consultar interessados de todo o Brasil sobre a possibilidade de aprovação (ou não) do Projeto como Norma Brasileira.
Até o dia 22 de março de 2015 qualquer interessado poderá visualizar o projeto e votar, com ou sem observações, basta realizar um cadastro prévio no site. Todas as observações e objeções técnicas encaminhadas serão analisadas pela Comissão de Estudo Autora antes que o projeto seja aprovado como Norma Brasileira.
A proposta de mudança pretende, tão somente: substituir a redação da subseção 3.15 de “ficha catalográfica ver 3.9” para “ficha catalográfica ver 3.10”, e; substituir a redação do parágrafo terceiro da subseção 5.1 de “Recomenda-se, quando digitado, fonte tamanho 12 e tipo da fonte padronizado para todo o documento. As citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação-na-publicação, legendas, notas, fontes e títulos das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho menor e uniforme.” para “Recomenda-se, quando digitado, fonte tamanho 12 e tipo da fonte padronizado para todo o documento. As citações com mais de três linhas, notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação-na-publicação, legendas, notas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho menor e uniforme.
Embora a proposta de alteração seja singela, aparentemente a plataforma de votação permite propor observações e objeções técnicas para além das alterações apontadas pela Comissão de Estudo.
Neste link você pode encontrar o acesso à plataforma de consulta e votação: http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=87460
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

15 de fevereiro de 2015

0 comentários: