Nas citações indiretas é necessário indicar a(s) página(s)?

A NBR 10520 (2002, p. 2) estabelece que “Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.” Contudo, é preciso entender que a indicação das fontes pesquisadas não é uma mera formalidade. 
Indicar as fontes com precisão, sobretudo denota honestidade científica, compromisso em oportunizar ao leitor o acesso ao repertório bibliográfico empregado na pesquisa. Neste sentido, a página onde originariamente consta um determinado conteúdo deve ser mencionada, ainda que o conteúdo seja expresso de forma indireta (paráfrase ou condensação). 
Insisto neste posicionamento, especialmente porque muitos entendem equivocadamente que a mera alteração de elementos de uma frase, como a substituição de algumas palavras por sinônimos, é prática suficiente para qualificar uma citação indireta. Assim, tenha como regra o seguinte: em qualquer modalidade de citação, sempre que for possível, mencione as páginas.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

28 de maio de 2013

1 comentários:

Eduardo Nardelli disse...

Olá, Professor! Estou formatando meu TCC e surgiu uma dúvida em relação às chamadas das citações indiretas no sistema autor-data. Por exemplo (retirado deste blog):

Esta repetição é necessária para que o leitor não tenha dúvida em relação às fontes utilizadas no trabalho. (ARRABAL, 2011, p. 6)

Nesse caso, o ponto final vai antes da chamada, certo? Mas, e se eu continuasse o parágrafo com outra citação indireta de outro autor? A chamada ficaria entre os pontos? P. ex.:

Esta repetição é necessária para que o leitor não tenha dúvida em relação às fontes utilizadas no trabalho. (ARRABAL, 2011, p. 6). Por outro lado, a indicação das páginas, nas citações indiretas, é opcional. (NBR 10520, 2002, p. 2)

Ou quando a chamada está no meio do parágrafo o ponto final vai somente depois? Procurei no blog, mas não achei nenhuma resposta, talvez o professor possa me ajudar. Obrigado!