Formação do leitor: criticidade e autonomia

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Formação do leitor: criticidade e autonomia

Autor:
CAVEQUIA, Marcia Aparecida Paganini; MACIEL, Aline Guilherme; REZENDE, Lucinea Aparecida de

Resumo:
"O que significa, para o educador, formar um leitor crítico e autônomo? Qual é o conceito de criticidade e de autonomia? De que modo(s) é possível mediar processos de leitura, tendo em vista a promoção da autonomia e do pensamento crítico de um leitor de textos veiculados pela mídia? O objetivo deste artigo é, pois, discutir essas questões, buscando, por meio da literatura da área disponível, compreender o modo como o leitor em formação seleciona as leituras advindas da mídia e de que modo ele se posiciona perante elas, considerando o acesso quase ilimitado de textos disponíveis atualmente. Tendo em vista o volume de textos a que a sociedade contemporânea tem acesso nos dias atuais, especialmente aqueles provindos dos meios de comunicação de massa, inclusive do ciberespaço, importa discutir, no âmbito da educação, o modo como o leitor em formação - o aluno de educação básica, mais precisamente - seleciona e recepciona tais textos. Para tanto, o artigo propõe-se a: discutir o papel da mídia no modelo de sociedade atual; compreender o que quer dizer autonomia e criticidade nesse contexto; ponderar se os leitores que a escola tem formado correspondem a esse perfil; refletir acerca de o que significa e por meio de quais propostas didáticas é possível formar esse leitor que se deseja."

Link para o texto completo:
http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v10n03/v10n03a07.pdf

Referência:
CAVEQUIA, Marcia Aparecida Paganini; MACIEL, Aline Guilherme  e  REZENDE, Lucinea Aparecida de. Formação do leitor: criticidade e autonomia. Contrapontos, Itajaí, v. 10, n. 3, p. 299-306, 2010. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/ctp/v10n03/v10n03a07.pdf>. Acesso em: 22 maio 2013

23 de maio de 2013

0 comentários: