Diferença entre conhecimento e informação

No dia a dia, normalmente não estabelecemos diferença entre conhecimento e informação. Mas observe: a diferença existe e percebê-la é muito importante para entender o verdadeiro sentido da pesquisa. Tentarei explicar com um simples exemplo: Quando alguém diz: “a água ferve a 100 graus Celsius”; ou “o Brasil é o país com o maior número de cidades do mundo”, estas declarações são informações, ou seja, dados sobre determinados fatos ou circunstâncias da existência. Ao simplesmente nos apropriamos delas, costumamos dizer que “temos conhecimento sobre o assunto”. Eis o grande erro!
Conhecimento não é simples apropriação de informações, no sentido de memorizá-las ou guardá-las em nossa mente como se o intelecto fosse um grande catálogo. Vale dizer que os computadores são muito mais eficientes do que nós para guardar informações. O Conhecimento (bem como o aprendizado de uma forma geral) não é coisa guardada ou ato de guardar, o conhecimento é uma atividade intelectual, um processo mental onde indagamos, questionamos e estabelecemos relações entre as diversas informações obtidas. O que resulta deste processo, claro, são novas informações que, por sua vez, serão comunicadas, apreendidas e também empregadas em novos processos.
Assim, ainda que uma proposta de pesquisa seja uma simples coleta de informações sobre determinado assunto, a verdadeira pesquisa vai além, questionando e confrontando informações, indo além do conhecimento posto e do senso comum.
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

3 de maio de 2013

0 comentários: