Conceitos de inédito e original: uso e implicações na comunicação científica

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Conceitos de inédito e original: uso e implicações na comunicação científica

Autor:
GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças.

Resumo:
"Mudanças ambientais proporcionadas pelas tecnologias de informação e de comunicação aceleram a produção e o fluxo informacional no ambiente da comunicação científica. Suscitam discussões em torno de concepções vigentes nas normas de artigos de revistas científicas em qualquer área, em especial, no que se refere aos termos – inédito e original – como exigência para aprovação de escritos enviados para avaliação. Diante da disparidade de procedimentos editoriais no momento de aceitação de textos já disponíveis em repositórios institucionais, em bibliotecas digitais de teses e dissertações, ou, ainda, apresentados em eventos científicos, divulgados em diferentes suportes e no caso da edição de traduções, objetivamos analisar as possíveis mudanças conceituais dos termos citados e suas implicações na comunicação científica. Para tanto, selecionamos os campos de ciência da informação e museologia. Mediante o cruzamento de duas listas de revistas, produzidas respectivamente por Tomaél e Café e Borges (2011) e Santos (2011), chegamos ao total de 67 títulos para análise das normas de publicação, com ênfase para o uso das palavras inédito e original. Os resultados, em geral, apontam falta de uniformidade e de coerência, e desatualização em relação às tendências atuais, a exemplo do Movimento do Acesso Aberto, dos repositórios, das bases de dados de teses e dissertações, da expansão de eventos, da variedade de suportes agora disponíveis e da maior circulação de traduções. Apresentam-se, ao final, proposições."

Palavras-chave:
Comunicação científica. Revistas científicas. Conceito de inédito. Conceito de original. Ineditismo. Originalidade.

Link para o texto completo:
http://www.dgz.org.br/dez12/Art_02.htm

Referência:
GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças. Conceitos de inédito e original: uso e implicações na comunicação científica. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 6, dez. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez12/Art_02.htm>. Acesso em: 11 mar. 2013

13 de março de 2013

0 comentários: