A Skynet está chegando: artigo “criado” por computador é aprovado em revista científica

Recebi recentemente uma notícia do prof. Alexandre Alcantara que me deixou “sem palavras”. Segundo o portal hypescience.com, um artigo sobre matemática, criado automaticamente por computador, foi aprovado em uma revista científica. Segue trecho da matéria:
[...] Criadores de uma ferramenta online chamada Mathgen, que gera Automaticamente trabalhos matemáticos cheios de frases aleatórias, queriam descobrir até que ponto as publicações científicas são verídicas. Eles enviaram um artigo falso criado por computador a revista de estudos matemáticos Advances in Pure Mathematics, e voilà: apenas dez dias depois, a obra foi aceita para publicação. Os editores da revista pediram apenas alguns pequenos esclarecimentos à autora do artigo que, por sua vez, não existe. [...] No entanto, apesar do estudo falso ter sido aprovado, a revista impõe uma taxa de publicação de cerca de US$ 500 (R$ 1.000) [...]
Vejam só, finalmente consolidamos a era da “produção científica instantânea”. Esta tendência, que já dominou o universo dos alimentos: macarrão instantâneo, lanches e outras iguarias, agora atinge também de forma consistente o universo da produção intelectual. Escrevendo estas linhas lembrei de um breve comentário do prof. Rodrigues (2008, p. 65) sobre “leitura dinâmica” que cabe ao contexto do assunto:
O meu amigo Rubem Alves, escritor, educador e editor da Folha de São Paulo, outro dia foi abordado por uma dupla que vendia cursos de leitura dinâmica. Ele ouviu com atenção e depois perguntou se eles não tinham também cursos de sexo rápido, de pôr do sol em segundos e caminhadas ligeiras à beira mar. Se você está querendo ler rápido é porque o que está lendo não o entusiasma, portanto não é a falta de velocidade o problema, mas a sua escolha de profissão, de área de trabalho, ou até mesmo do que está lendo. [...]
Reconheço que esta crítica, feita para a leitura rápida, também se aplica à produção intelectual. Como entusiasta da informática que sou, não tenho dúvida sobre os fortes indícios do futuro domínio das máquinas sobre a lógica e a racionalidade. Mas para quem acredita que a essência da verdadeira produção científica está na conjunção entre a razão, a emoção e a ética, a máquina continuará sendo uma máquina que, em si, nada cria ou produz.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal 

REFERÊNCIAS
HYPESCIENCE. Artigo falso gerado por computador é aceito para publicação em revista científica de matemática. Disponível em: <http://hypescience.com/artigo-falso-gerado-por-computador-e-aceito-para-publicacao-em-revista-cientifica-de-matematica/>. Acesso em: 17 nov. 2012.
RODRIGUES, Efraim. Histórias impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Londrina: Planta, 2008.

Veja também:
Uma crítica à forma "autômata" de correção de monografias 

23 de novembro de 2012

0 comentários: