Artigo publicado em revista científica
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"Este estudo visa identificar diferentes abordagens sobre o plágio; comparar as abordagens das melhores universidades mundiais com as universidades brasileiras; apresentar uma proposta de enfrentamento do plágio no Brasil. Realizou-se uma pesquisa descritiva documental com uma amostra não probabilística intencional extraída do Webometrics Ranking of World Universities. Constatou-se que nas universidades da Oceania, Europa e América o plágio é abordado de forma diversificada e abrangente, envolvendo medidas institucionais, preventivas, diagnósticas e corretivas. Verificou-se que nas universidades brasileiras o assunto praticamente não é abordado. Propõe-se as seguintes ações: atuação institucional no desenvolvimento da integridade acadêmica; definição e divulgação de política institucional; apresentação de conteúdo relacionado ao plágio nas home page das universidades brasileiras; integração do estudo sobre escrita acadêmica e plágio em matéria específica da grade dos cursos superiores."
Palavras-chave:
Plágio. Abordagem Universitária. Medidas de enfrentamento.
Link para o texto completo:
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300011
Referência:Palavras-chave:
Plágio. Abordagem Universitária. Medidas de enfrentamento.
Link para o texto completo:
http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782011000300011
KROKOSCZ, Marcelo. Abordagem do plágio nas três melhores universidades de cada um dos cinco continentes e do Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, p. 745-818, set./dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n48/v16n48a11.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2012.
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