A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária

Autor:
LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de

Resumo:
"Este artigo discute como os objetivos da pesquisa são formulados em dissertações de mestrado no campo da Educação. O estudo foram analisados ​​111 objetivos de 45 dissertações que tratavam de temas relacionados à educação escolar. A investigação foi de natureza documental e envolveu uma abordagem meta-analítica com base na análise de conteúdo. Os objetivos da pesquisa foram classificados como:  compreensivos, avaliativos, propositivos, descritivos, objetivos-meio e objetivos generalistas. A análise das informações indicou: a prevalência dos objetivos compreensivos, avaliativos e propositivos; que mais de 30% dos objetivos analisados não se constituem no estrito senso em objetivo de pesquisa; a fragilidade dos manuais de metodologia de pesquisa sobre o assunto.

Palavras-chave:
Objetivos de pesquisa. Produção acadêmica. Pós-graduação. Pesquisa. Educação superior.

Link para o texto completo:
http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/vol.2_3_mar2005_/118_133_formulacao_objetivos_pesquisa_posgraduacao_educacao.pdf

Referência:
LAROCCA, Priscila; ROSSO, Ademir José; SOUZA, Audrey Pietrobelli de. A formulação dos objetivos de pesquisa na pós-graduação em Educação: uma discussão necessária. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 2, n. 3, p. 118-133, mar. 2005. Disponível em: <http://www2.capes.gov.br/rbpg/images/stories/downloads/RBPG/vol.2_3_mar2005_/118_133_formulacao_objetivos_pesquisa_posgraduacao_educacao.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2012.

22 de agosto de 2012

0 comentários: