Artigo publicado em revista eletrônica
Título:
A eficácia da leitura e da percepção da intertextualidade na
produção de textos
Autor:
Resumo:
"Este artigo tem a intenção de mostrar que a escrita é inseparável da leitura, pois a produção de textos pressupõe a recepção/compreensão e a análise da produção de textos de outros. O desenvolvimento desse processo de produção deve-se em grande parte à recepção de textos com qualidade e de forma interativa, assim, o caminho da escrita será formado com idéias claras, coesas e coerentes. A leitura não é a simples decodificação de um sistema, seja escrito, desenhado, esculpido, seja qualquer outro. Não basta uma análise formal do código em que foi cifrado para torná-lo legível, pois o que importa para a significação é o universo do discurso, o contexto de sua produção. Se cada indivíduo é capaz de interpretações diferentes, devemos pensar como se dará tal interpretação. Uma boa leitura, que jamais pode ser entendida como decodificação, mas como fruto de um cálculo interpretativo, é, portanto primordial para que se desenvolvam as capacidades básicas no exercício da sumarização e a competência na captação da macroestrutura de um texto."
Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Educação.
Link para o texto completo:
http://www.letramagna.com/marciaregina.pdf
Referência:Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Educação.
Link para o texto completo:
http://www.letramagna.com/marciaregina.pdf
ENCARNAÇÃO, Márcia Regina Teixeira da. A eficácia da leitura e da percepção da intertextualidade na produção de textos. Letra Magna, Brasília, ano 2, n. 3, 2º semestre, 2005. Disponível em: <http://www.letramagna.com/marciaregina.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2012.
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