Superação

O site G1 publicou no dia 10 de abril a seguinte matéria “Mulher que só mexe olhos e queixo defende doutorado na USP. Ana Amália perdeu os movimentos há dez anos. [...] teve um acidente vascular cerebral (AVC) e perdeu quase todos os movimentos do corpo [...] Ana apresentou seu trabalho de três anos com crianças com paralisia cerebral. Ela levou um ano para escrever as 185 páginas da tese”.
É muito difícil sintetizar em uma palavra o que significa concluir uma tese de doutorado na situação de Ana Amália. Superação? Sim, embora seja muito mais do que isso. Para quem perdeu quase todos os movimentos do corpo, expressar-se por meio dos olhos e pequenos movimentos do queixo é muito mais que superação. É ter a certeza que as dificuldades impostas pela vida são apenas “detalhes” frente ao exercício das potencialidades intelectuais e emocionais. A meu ver, a conquista de Amália é um grande presente para todos. 
Obrigado Ana Amália.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

REFERÊNCIA

G1. Mulher que só mexe olhos e queixo defende doutorado na USP. Disponível em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/05/mulher-que-so-mexe-os-olhos-e-o-queixo-defende-doutorado-na-usp.html>. Acesso em: 14 maio 2012.

15 de maio de 2012

1 comentários:

Marilia Paiva disse...

Prezado Alejandro, recebo suas newsletter sempre, e me são sempre úteis, pois ministro disciplinas de normalização e elaboração do trabalho científico. Já fiz um comentário uma vez, sobre outro assunto, mas tivemos problemos técnicos e ele não foi postado, de fato... Esse post de hoje me emocionou.

Parabéns a você pelo Blog, e pela militância em favor de uma escrita acadêmica honesta e relevante.
Marília Paiva - UFMG