Escolha do Tema

A professora Ivy Judensnaider, em entrevista publicada no site www.arscientia.com.br explica claramente vários aspectos relacionados à escolha do tema e ao objeto de pesquisa. Transcrevo abaixo algumas passagens que considero importantes, embora recomendo que a entrevista seja consultada na íntegra.

Diferença entre o “tema” e o “objeto de pesquisa” 
"[...] tema é o assunto geral, e que ele requer ser pensado e pesquisado para que se possa escolher o objeto de estudo do projeto [...] O tema, geralmente, está relacionado à linha de pesquisa do orientador, ou aquela que o aluno pretende investir nos anos seguintes da carreira acadêmica ou profissional. O objeto de estudo é o recorte que se faz em cima do tema. Então, por exemplo, um aluno de Administração pode querer investigar a questão do gênero no ambiente empresarial, e esse será o tema. A partir desse tema, ele irá “recortar”, quer dizer, escolher um aspecto que ele considera relevante que possa ser pesquisado. Ele pode estudar, por exemplo, a questão dos salários nas empresas de grande porte, e tentar estabelecer relações entre o nível salarial e o gênero. Ele pode, por outro lado, preferir estudar quais são os benefícios que determinadas empresas oferecem a suas funcionárias [...]"

Escolha do tema 
"O mais relevante é que ele [o aluno] se interesse pelo tema, porque ele vai ficar estudando aquilo pelo menos durante um ano. O TCC deve ser prazeroso, no sentido de proporcionar satisfação e auto-realização. Se o aluno for sentir isso estudando algo sobre o qual ele saiba muito, ótimo. Se for sentir isso ao estudar algo sobre o qual ele não saiba nada, também será ótimo. Ele deve se sentir confortável com o tema, desafiado, comprometido. [...] a principal dificuldade não reside na escolha do tema, mas na do objeto de estudo. O aluno até sabe qual o tema com o qual gostaria de se envolver, mas se sente incapaz de fazer o recorte, de definir exatamente o que ele gostaria de estudar dentro desse tema. Essa é uma dificuldade bem distinta daquela de não saber escolher o eixo temático da monografia [...]  Nos dias de hoje, dada a facilidade da Internet, pode-se acessar inúmeros trabalhos de pesquisa, tanto no Brasil como no exterior. Essa leitura, mesmo que não dirigida a um alvo definido, pode auxiliar o aluno na tarefa de entender quais os recortes possíveis de serem feitos. Entendendo o mecanismo, ele pode realizar seu próprio recorte [...]" 

TCC: novidade “versus” competências 
"O aluno comete o erro de achar que o TCC é o momento em que ele deverá inventar algo totalmente novo, que ele deverá propor uma nova teoria. Não é isso! No TCC ele deverá estudar com profundidade um aspecto relacionado a um eixo temático, e deverá provar que sabe fazer isso com competência: que sabe formular um problema de pesquisa, que sabe escolher uma bibliografia, que sabe realizar uma boa revisão bibliográfica, que sabe elaborar um relatório final... Ser capaz de fazer tudo isso não é o mínimo, no sentido de ser pouco. Cumprir essas tarefas de uma maneira correta é trabalhoso à beça, e isso não deve ser subestimado pelo aluno!"

O teor integral da entrevista está neste link: http://www.arscientia.com.br/materia/ver_materia.php?id_materia=467
Vale a pena conferir.

9 de março de 2012

3 comentários:

Luiza Missu disse...

Gostei da clareza e objetividade ao abordar um assunto de suma importância. Eu recomendo para quem assim como eu precisa elaborar um TCC.

Marcos Padilha disse...

Não concordo com a distinção apresentada entre "tema" e "objeto de pesquisa". Enquanto o "tema" pode ser traduzido por assunto delimitado, o "objeto de pesquisa" é a definição do que precisa ser pesquisado para defender, sustentar a hipótese.

caroline luvizotto disse...

Caro Alejandro, mencionei seu post no Blog http://carolineluvizotto.wordpress.com/2013/08/20/escolha-do-tema-do-tcc/.
Ótima contribuição!
Abraço

Carol Luvizotto