A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa

Tipo:
Dissertação de Mestrado

Título:
A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa

Autor:
RANGEL, Eliane de Fátima Manenti

Resumo:
"Esta dissertação focaliza um gênero textual denominado texto de divulgação científica, o qual tem por objetivo divulgar descobertas científicas. Ao se tratar de um modelo textual com peculiaridades próprias, busca-se, a partir do conceito bakhtiniano de gênero, classifica-lo como um gênero emergente, por estar cada vez mais frequente na mídia impressa e eletrônica. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar como esse gênero textual é configurado por meio de estratégias linguísticas que caracterizam o dialogismo e a polifonia. Para atingir tal propósito procedeu-se a uma análise enunciativa de textos de divulgação científica veiculados na Folha online, procurando verificar os diferentes recursos linguísticos empregados para reformulação do referido texto a partir do texto original – o artigo científico. Os resultados apontam o texto de divulgação científica como um gênero predominantemente polifônico, pois, ao jogar com recursos disponíveis na língua, como por exemplo aspas, parênteses e certos marcadores discursivos, o divulgador tem a possibilidade de transformar um texto que apresenta maior grau de objetividade, imparcialidade e emprego de palavras técnicas, características próprias do artigo de cunho científico, em um texto constituído por uma linguagem com palavras próximas do cotidiano do leitos e, portanto, permitindo uma leitura mais acessível."

Palavras-chave:
Gênero. Texto de Divulgação Científica. Polifonia.

Link para o texto completo:
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5007/000507845.pdf?sequence=1

Referência:
RANGEL, Eliane de Fátima Manenti.  A divulgação do conhecimento científico sob uma perspectiva enunciativa. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5007/000507845.pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 mar. 2012.

12 de março de 2012

0 comentários: