Dialogismo e alteridade no discurso científico

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Dialogismo e alteridade no discurso científico

Autor:
CORTES, Gerenice Ribeiro de Oliveira

Resumo:
"Partindo dos pressupostos bakhtinianos de que a interação verbal e o dialogismo são princípios constitutivos da linguagem humana, este ensaio busca analisar em que medida o dialogismo e a alteridade figuram e se configuram o/no discurso científico, por ser este, na tradição racionalista, concebido como "neutro" e objetivo. Argumenta, com base em Bakhtin, que, embora o monologismo seja um aspecto necessário ao fazer científico – momento de exotopia ou abstração teórica –, o ato da criação científica, que se traduz em discurso, só vai adquirir a sua plenitude quando entrar em comunhão com a dimensão dialógica da linguagem, a qual não existiria sem a presença do outro."

Palavras-chave: Dialogismo. Alteridade. Discurso científico.

Link para o texto completo:
http://www.revistaeutomia.com.br/volumes/Ano2-Volume2/linguistica-artigos/Dialogismo_e_Alteridade_no_Discurso_cientifico.pdf

Referência:
CORTES, Gerenice Ribeiro de Oliveira. Dialogismo e alteridade no discurso científico, Eutomia, Pernambuco, n. 2, ano 2, dez. 2009. Disponível em: <http://www.revistaeutomia.com.br/eutomia-ano2-volume2-artigos-linguistica.html>. Acesso em: 20 fev. 2012.

21 de fevereiro de 2012

0 comentários: