Artigo publicado em revista científica
Título:
Vamos estar considerando sobre o gerundismo
Autor:
POSSENTI, SírioAutor:
Destaque do texto:
"[...] Minha atenção para o chamado gerundismo foi despertada há algum tempo pelos que imaginam que tudo aquilo de que eles não gostam é necessariamente ruim ou errado. O que mais se ouve são reações quase histéricas (“mau gosto, fere os ouvidos, não desce”) ou explicações fajutas (“é importação descarada do inglês, macaqueação” – o que desconsidera o fato crucial de que os principais usuários de “gerundismo” não sabem inglês, não lêem inglês, não ouvem inglês, nem viajam aos países de fala inglesa, nem vão a Miami…). Por isso, acho que vale a pena olhar o fenômeno também de outros ângulos, ou mais de perto. Para começar, eu diria que, se os puristas não gostam, deve ser interessante. Se, além disso, acham que a construção não serve para nada, alguma serventia deve ter.[...]"
Link para o texto completo:
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao04/04_006.php
Link para o texto completo:
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao04/04_006.php
Referência:
POSSENTI, Sírio. Vamos estar considerando sobre o gerundismo, Linguasagem, São Carlos, n.4, jan. 2008. Disponível em: <http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao04/04_006.php>. Acesso em: 30 jan. 2012.
1 comentários:
Boa tarde, Profº Alejandro. Sou aluna do curso de Letras e agora chegou a hora do meu TCC. Tenho interesse em falar sobre o gerundismo. Gostaria de receber sugestões bibliográficas relevantes para esse assunto. Se puderes me ajudar desde já lhe agradeço. Kelly
Meu email é bykellymaia@yahoo.com.br
Postar um comentário