O cientista na animação televisiva

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais

Autor:
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira

Resumo:
"Assim como os artistas, os cientistas são figuras muito exploradas nos desenhos animados veiculados pela televisão. Doutor Quest, Professor Pardal, Doutor Xavier, Dexter e Jimmy Neutron são alguns dos muitos personagens que vêm entretendo espectadores em diferentes períodos das últimas décadas. Já nos anos 60, quando se popularizava, a televisão exibia, em sua programação voltada para o público infantil, desenhos nos quais havia a figura do cientista. Isso refletia o que ocorria nos seriados de ficção científica voltados para adultos: ciência em formato de ficção narrativa era sucesso. Hoje, outros desenhos surgem com novos efeitos e recursos e linguagem mais coloquial, mas a figura do cientista continua sendo fartamente utilizada e estereotipada. A força discursiva desses estereótipos é tal que em oposição surgem canais voltados exclusivamente para a programação dita 'educativa', preocupados com o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes. Alguns são públicos e outros, da TV paga, são comerciais. Estudo sobre as representações do profissional da ciência, este texto busca fazer uma reflexão sobre como é apresentada a figura do cientista em programas de canais comerciais voltados para o público infantil. Para isso, toma como exemplo três famosos programas de animação ou computação gráfica: O laboratório de Dexter, As meninas superpoderosas e As aventuras de Jimmy Neutron, o menino gênio, exibidos em canais comerciais abertos ou na TV por assinatura no Brasil e em muitos outros países."

Palavras-chave: Cientistas. Desenhos animados. Televisão. Representações sociais.

Link para o texto completo:
http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/14

Referência:
SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. O cientista na animação televisiva: discurso, poder e representações sociais , Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, p. 131-148, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/14>. Acesso em: 25 jan. 2012.

27 de janeiro de 2012

0 comentários: