Mapas conceituais: modelagem colaborativa do conhecimento

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Mapas conceituais: modelagem colaborativa do conhecimento

Autor:
AMORETTI, Maria Suzana Marc; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach

Resumo:
"Este trabalho procura investigar as características cognitivas dos mapas conceituais para melhor aplicá-las e explrá-las na modelagem dos conceitos realizada pelos estudantes, em situação de sala de aula presencial e em situação de educação à distancia, usando o software CMap Tools desenvolvido pelo Institute for Human Cognition da Universidade de West Florida, cedido para o uso no PGIE/UFRGScomo ferramenta pedagógica. Na identificação dos principais processos cognitivos implicados na modelagem de conceitos, incluímos também a interação possibilita pelo usso deste software que permite aos alunos intervir colaborativamente na construção dos mapas conceituais uns dos outros. Além disso, o estudo das produções dos mapas conceituais dos estudantes proporciona o reconhecimento das propriedades estruturais subjacentes comuns dos conceitos dos individuos e de sua comunicação bem como a percepção da presença do desvio cognitivo que se constitui em um obstáculo significativo a aprendizage dos conceitos."

Palavras chave:
Modelização Conceitual. Cognição. Educação à Distância. Aprendizagem. Conceitos. Mapa Conceitual. Trabalho Colaborativo. Construção do Conhecimento. Desvio Cognitivo.

Link para o texto completo:
http://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/download/6412/3854

Referência:
AMORETTI, Maria Suzana Marc; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Mapas conceituais: modelagem colaborativa do conhecimento. Informática na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 67-71, set. 2000. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6412>. Acesso em: 13 jan. 2011.

14 de janeiro de 2011

0 comentários: