O Processo Cognitivo - Parte 1

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

Obra de M.C. Escher  (Waterfall, 1961)
A cognição pode ser definida como o processo ou ato de conhecer. Enquanto processo, o conhecimento está relacionado a diversos aspectos, dentre os quais à percepção sensorial.
Ao desenvolver criticamente o conhecimento, é importante compreender que a percepção sensorial está condicionada a determinados padrões de interpretação que, em algumas situações, podem conduzir o pesquisador à conclusões distintas.
Na psicologia, encontramos estudos sobre o fenômeno da percepção na chamada escola Gestalt. "O movimento gestaltista atuou principalmente no campo da teoria da forma, com contribuição relevante aos estudos da percepção, linguagem, inteligência, aprendizagem, memória, motivação, conduta exploratória e dinâmica de grupos sociais" (GOMES FILHO, 2004, p. 18).
No contexto da percepção visual, os psicólogos da Gestalt identificaram certas constantes em relação à maneira como se ordena ou se estrutura psicologicamente a percepção. Essas constantes são chamadas pelos gestaltistas de padrões ou princípios básicos de organização da forma perceptual. "São estas forças ou estes princípios que explicam por que vemos as coisas de uma determinada maneira e não de outra" (WERTHEIMER, KOFFKA, KÖHLLER apud GOMES FILHO, 2004, p. 20).
As interpretações plurais que ocorrem por meio da percepção visual são normalmente conhecidas como "ilusões de ótica". Segue alguns exemplos que demonstram este fenômeno perceptivo.

Cubo de Necker
Louis Albert Necker, cristalógrafo suíço, publicou em 1832 o desenho de um cubo similar ao desenho abaixo. Observe que a figura “A” é ambígua de modo que permite interpretar duas perspectivas distintas (“B” e “C”).

Cubo de Necker

Silhouette Illusion
Criada pelo designer japonês Nobuyuki Kayahara, esta imagem sugere uma bailarina em movimento de rotação. A incompletude de elementos visuais que permitam identificar a profundidade da imagem gera uma ambiguidade, de modo que é possível concluir por duas direções distintas de rotação.

Silhouette Illusion.
Fonte: http://www.procreo.jp/labo/labo13.html


Observe o diagrama abaixo para compreender a ambiguidade da imagem:


Para saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/Necker_cube
http://michaelbach.de/ot/sze_Necker/index.html
http://www.scribd.com/doc/18621989/Unidade-4
http://www.michaelbach.de/ot/sze_silhouette/index.html  

REFERÊNCIAS
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 6. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

28 de dezembro de 2010

1 comentários:

Shi MA disse...

Adorei a explicação da silhueta, simples.