Estudantes negociam monografias de diversos cursos pelo país

"Anúncios de venda são espalhados em cartazes próximos às faculdades. Escritórios funcionam como centrais de vendas de trabalhos escolares. Fim de ano e os estudantes têm que enfrentar uma maratona. São provas, fechamento de trabalhos e muitos que estão se formando têm que apresentar o trabalho de conclusão de curso. Mas existem alunos que encomendam e pagam mais de duzentos reais por estas monografias. [...] Os anúncios da venda estão espalhados cartazes perto das faculdades. Ligamos para um deles. Nosso produtor se identifica como aluno do curso de administração de empresas e se mostra interessado em comprar uma monografia.

- Você tem alguma coisa pronta já?
- Olha, eu tenho, eu acho que alguma coisa de administração eu até tenho pronta. Posso tentar pegar parte de algumas coisas prontas e tentar elaborar um pra você assim.
- Apresentando isso, não vai ter problema não, né? É certeza que passa pelos professores?
- Logicamente eu não vou passar o trabalho da mesma instituição. Eu vou te passar um trabalho de preferência de fora de Rio Preto, entendeu?
- Que você faz para outros lugares também então...
- Até do Rio Grande do Sul o pessoal me liga, às vezes, para você ter uma idéia.
Em seguida, combinamos o preço.
- Quanto que fica?
- Se eu tiver pronto, uns cem, duzentos reais no máximo.
A entrega é acertada para o dia seguinte. Vamos até um escritório improvisado, que funciona como central de vendas de trabalhos escolares. A mulher que faz as monografias está cheia de encomendas.
- Tá cheia de trabalho para fazer? De monografia?
- Eu tenho que entregar um amanhã, só não sei como eu vou conseguir fazer isso.- Tudo administração?
- Esse daqui é psicologia.
Em outra casa também é fácil comprar um trabalho pronto. Quando chegamos ao local encontramos uma universitária que finalizava sua monografia. No começo da conversa o homem diz que só faz uma pesquisa de apoio, mas diante da insistência, aceita a encomenda.
- Eu vou deixar o trabalho praticamente pronto. Se você quiser estudar, que é o que eu aconselho: estudar, modificar e interpretar é ótimo. Tem que ser feito. Se você não faz eu não posso responder por isso.
- Eu vou te dar mastigadinho. Você só vai ter que digerir o assunto.
Algumas faculdades já mudaram as regras do jogo. Elas exigem que os alunos apresentem a cada dois meses uma parte do trabalho de conclusão de curso. É uma forma de dificultar a compra de monografias. 'O orientador em parceria com mais quatro professores do curso avalia bimestralmente o aluno. Ele apresenta textualmente e oralmente quatro vezes ao ano, mais a sua qualificação, mais a banca pública, dificultando a compra de um trabalho pronto', explica Alexandre Costa, diretor de faculdade. Os juristas consultados pelo Jornal Hoje afirmam que o aluno que compra uma monografia corre o risco de ser processado por falsidade ideológica. A polícia de São José do Rio Preto informou que vai abrir um inquérito para investigar as vendas de monografia mostradas na reportagem."

FONTE*:
JORNAL HOJE. Estudantes negociam monografias de diversos cursos pelo país. 2 dez. 2010. Disponível em: < http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/estudantes-negociam-monografias-de-diversos-cursos-pelo-pais.html >. Acesso em  2 dez. 2010

*Reprodução na íntegra do artigo informativo conforme art. 46, I, a da Lei 9610/98.

3 de dezembro de 2010

1 comentários:

Anônimo disse...

Está é barato monografia por 200 reais, aqui em Manaus essa prática já é normal, e custa no minimo 1.500,oo reais.