Artigo publicado em revista científica
Título:
Ambivalências da sociedade da informação
Autor:
DEMO, Pedro
Resumo:
"O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação."
Palavras chave:
Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento. Globalização. Manipulação da informação. Economia da informação.
Palavras chave:
Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento. Globalização. Manipulação da informação. Economia da informação.
Link para o texto completo:
http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a05v29n2.pdf
Referência:
DEMO, Pedro. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasilia, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a05v29n2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2010.
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