Ambivalências da sociedade da informação

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Ambivalências da sociedade da informação

Autor:
DEMO, Pedro

Resumo:
"O texto discute a possibilidade da desinformação em processos informativos como componente intrínseco da comunicação humana. Em parte é fenômeno normal, por conta de dupla seletividade: nosso aparato perceptor capta o que lhe é viável captar, e cada sujeito capta de acordo com seus interesses. O problema está sobretudo na manipulação excessiva da informação, provocando efeitos imbecilizantes mais ou menos ostensivos. É o caso do advertising que pretende causar um tipo de influência imperceptível muito efetiva, porque se apóia em estratégias refinadas de conhecimento especializado. É fundamental preservar o ambiente crítico e autocrítico para poder reduzir e controlar a informação."

Palavras chave:
Sociedade da informação. Sociedade do conhecimento. Globalização. Manipulação da informação. Economia da informação.

Link para o texto completo:
http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a05v29n2.pdf

Referência:
DEMO, Pedro. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasilia, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a05v29n2.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2010.

14 de dezembro de 2010

0 comentários: