Recursos eletrônicos de comunicação e informação na pesquisa

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Comunidades científicas e infra-estrutura tecnológica no Brasil para uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação na pesquisa

Autor:
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro

Resumo:
"Estudo do uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação por pesquisador brasileiros, na geração de novos conhecimentos. A análise abrange a freqüência de participação na rede, fatores intervenientes, finalidades de uso e o grau de relevância dessa tecnologia. No acesso e uso da informação cientifica e técnica são comparados os recursos eletrônicos/ digitais e os impressos/ tradicionais. A partir dos resultados são identificadas percepções e perspectivas, entre as quais a aproximação entre comunicação científica e divulgação científica, a confluência dos processos de comunicação e informação e o crescente interesse pela temática da pesquisa, inclusive no Brasil. Pela importância dos recursos eletrônicos para pesquisa há necessidade de sua expansão e atualização constantes, com investimentos das instituições e sua inserção nas políticas públicas nacionais."

Palavras chave:
Comunicação científica no Brasil. Recursos eletrônicos de comunicação. Recursos eletrônicos de informação. Comunidades científicas brasileiras. Uso de tecnologias de informação.

Link para o texto completo:
http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/27/24

Referência:
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Comunidades científicas e infra-estrutura tecnológica no Brasil para uso de recursos eletrônicos de comunicação e informação na pesquisa. Ciência da Informação, Brasilia, v. 32, n. 3, p. 62-73, set./dez. 2003. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/27>. Acesso em: 17 nov. 2010.

18 de novembro de 2010

0 comentários: