Existe um modelo padrão para projetos de pesquisa?

Tenho observado que existem basicamente duas dinâmicas para a elaboração de projetos de pesquisa e seus respectivos trabalhos monográficos. Em uma delas, o projeto e o trabalho final (seja ele uma monografia ou artigo científico) são elaborados separadamente. No projeto são explicitados: o objeto, os objetivos, a justificativa e a metodologia. Serve como um roteiro para a elaboração do trabalho final. Por sua vez, no Trabalho de Conclusão (TC) propriamente dito, o conteúdo do projeto é transposto para a Introdução.
Em outra dinâmica, o TC é resultado de uma evolução gradual de conteúdos do projeto. Ou seja, é formalizado em um único documento. Na primeira fase de sua elaboração (denominada projeto de pesquisa) são descritos de forma objetiva: o objeto, os objetivos, a justificativa e a metodologia. Em fases posteriores de sua elaboração, o texto “do projeto” vai gradualmente “crescendo” na media que a pesquisa evolui. O texto do “projeto” passa a conter mais “capítulos” como, por exemplo: “embasamento teórico”, cujo conteúdo atribui consistência ao estudo; “metodológica empregada” cuja descrição é mais detalhada que a inicial; “análise dos dados” onde o pesquisador avalia de forma pormenorizada os dados qualitativos e/ou quantitativos obtidos.
Do ponto de vista formal, a apresentação de projetos de pesquisa é disciplinada pela NBR 15287. Considerando esta norma, o texto de um projeto, assim como de um trabalho monográfico, é composto de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Para o projeto, os elementos pré-textuais obrigatórios são:
- folha de rosto (nome do autor, título e subtítulo, tipo de projeto e nome da entidade, local, ano);
- Sumário.
Como elementos textuais, temos o conteúdo básico de todo projeto de pesquisa (Descrição do Objeto, Objetivos, Justificativa e Metodologia). Para mais informações sobre estes elementos, recomendo a leitura deste texto: http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/07/planejamento-na-construcao-do.html
Por fim, o único elemento pós-textual obrigatório é o rol de referências.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

2 de novembro de 2010

0 comentários: