O que é um paper

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

O paper é uma modalidade de trabalho acadêmico, cuja estrutura básica compreende: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Normalmente representa o resultado de estudos iniciais sobre um determinado tema. “No paper o assunto eleito como objeto de análise vem exposto de tal forma que nos permite ter uma boa noção do panorama teórico geral no qual se insere.” (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, p. 238).

Embora a elaboração de um paper, em regra, não apresente idêntico rigor procedimental empregado na elaboração de uma monografia, lembre-se que em qualquer modalidade de trabalho acadêmico, a correta indicação das fontes utilizadas é um cuidado indispensável. Da mesma forma, a clareza e objetividade no texto são aspectos comuns a qualquer texto de natureza científica.

Mezzaroba e Monteiro (2003, p. 239-245) informam que há vários tipos de papers, desenvolvidos e adaptados na medida da proposta de cada pesquisa. Dentre os tipos descritos pelos autores destaco:

a) Paper temático: Neste caso, “[...] o trabalho versa sobre um tema específico, que pode ser um assunto, um problema, um fenômeno.” (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, p. 239). (acesse o modelo aqui).

b) Paper monobibliográfico: surge da proposta de análise crítica de uma obra específica. (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, p. 240). Não se confunde com uma resenha, pois o trabalho é realizado a partir de uma postura crítica do pesquisador, e não apenas descritiva.

c) Paper resenha: “O paper-resenha se apresenta como uma atividade descritiva ou informativa com o propósito de apresentar a obra (ou texto) objeto de estudo com o maior grau possível de objetividade.” (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2003, p. 241).

d) Paper artigo científico: Um paper sob a forma de artigo científico refere-se a uma modalidade de trabalho, cuja estrutura formal é disciplinada pela NBR 6022. (acesse o modelo aqui).


REFERÊNCIA

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cláudia Servilha. Manual de metodologia a pesquisa no direito. São Paulo: Saraiva, 2003.

24 de setembro de 2010

0 comentários: