Leitura Significativa

Tipo:
Artigo apresentado em congresso

Título:
Leitura significativa: prazer, dever ou relevância social no ensino superior?

Autora:
VIEIRA, Maria Celina Teixeira

Resumo:
"O trabalho aborda a leitura e sua importância no processo ensino-aprendizagem. Mostra que ler não é apenas decodificar, mas, sobretudo, compreender, interpretar, inferir, hipotetizar, perceber o dito e, principalmente, o não dito, incorporar conhecimentos e idéias, mediante os próprios conhecimentos e experiências pessoais. Professores e alunos dependem do texto em quaisquer disciplinas do currículo. Pesquisas apontam que os estudantes, incluindo os universitários e pós – graduandos, no Brasil e em outros países, pouco entendem do que lêem. Assim, cabe ao professor a mediação no processo de tornar o aluno leitor competente por meio de uma concepção de leitura que sustente estratégias, que ponham em contato o autor-texto-leitor, em uma troca e diálogo enriquecedor."

Palavras chave:
Interação autor-texto-leitor. Mediação do professor. Leitura significativa.

Link para o texto completo:
http://www.alb.com.br/anais16/sem12pdf/sm12ss06_07.pdf

Referência:
VIEIRA, Maria Celina Teixeira. Leitura significativa: prazer, dever ou relevância social no ensino superior? In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 16º, 2007, Campinas, Anais... Campinas: ALB, 2007. <http://www.alb.com.br/anais16/sem12pdf/sm12ss06_07.pdf>. Acesso em: 13 set. 2010. p. 1-11

8 de setembro de 2010

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