Escolha do Tema para o TCC

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

O primeiro desafio na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso é a escolha do tema. Neste texto apresento objetivamente alguns critérios e sugestões para esta tarefa.

1 COMO ENCONTRAR UM TEMA

A leitura ainda é o meio de captação de idéias por excelência. Muitas vezes não se tem a menor idéia sobre determinado assunto. A partir de leituras combinadas começam a surgir alguns questionamentos que podem resultar em um bom tema.

Algumas sugestões:
a) Procure inspiração nos livros, revistas e folhetos; nos informes, anuários, atas e boletins de instituições científicas especializadas (universidades, entidades públicas e privadas);
b) Observe os fatos e os fenômenos que nos rodeiam;
c) Converse com pessoas conhecedoras de determinada disciplina (professores, juízes, servidores públicos, entre outros);
d) Seminários, quando bem conduzidos, são muito bons para obter alguma idéia para a sua monografia.

2 CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DO TEMA

a) Interesse
O tema deve suscitar curiosidade e interesse.
O orientador pode sugerir ou apresentar uma lista de temas, mas é necessário que o assunto seja definido a partir do interesse pessoal do aluno.

b) Criticidade (Indagação)
O tema deve sugerir uma indagação decorrente de uma ou mais divergências ou instabilidades presentes no fenômeno jurídico. Por exemplo: divergência doutrinária, inadequação da norma jurídica vigente frente aos acontecimentos da atualidade, divergência em relação à interpretação da norma, dentre outras possibilidades.

c) Delimitação
O tema deve ser específico, particular, determinado: É preferível eleger temas específicos e não temas extensos.
O estudante, portanto, deverá evitar os temas abertos na medida em que eles conduzem à superficialidade. Os temas fechados são aqueles bem delimitados, que não pretendem abarcar o mundo científico com as curtas pernas humanas. São temas que possibilitam um tratamento aprofundado, sem superficialidade. (FERREIRA SOBRINHO, 1997, p. 44)
Qualquer tema específico deve relacionar-se com a parte geral, ou seja, relacionar-se com o universo dos conceitos e princípios vinculados ao assunto.

d) Acessibilidade
Acessibilidade quanto às fontes (bibliografia): leve em conta os idiomas que você conhece.
Acessibilidade quanto ao conteúdo: avalie sua maturidade para abordar o estudo. Lembre-se que tema deve ser compatível com as possibilidades materiais para realização da pesquisa.

e) Atualidade
O tema deve ser de Interesse atual (mesmo que predomine uma abordagem história): Interesse no sentido de ser útil, de ser importante.
Simplicidade x mediocridade: Não se exige extraordinária contribuição nem tão pouco tolera-se a mediocridade.
O tema não pode ser efêmero.

f) Interdisciplinaridade
O tema pode apresentar uma abordagem interdisciplinar ou multidisciplinar. Contudo deve manter a natureza essencialmente jurídica.
Os temas interdisciplinares são importantes, sem dúvida. Entretanto, certamente que não é uma empreitada fácil desenvolvê-los na medida em que se requer uma carga de conhecimentos bem maior que aquela reclamada para um tema fechado de índole comum (ou não interdisciplinar). A interdisciplinaridade aumenta o leque de pontos a serem tratados em um trabalho monográfico. Isto ocorre pelo fato de ser necessário explicitar as várias conexões do objeto da monografia com outros correlatos. O tema interdisciplinar, neste sentido, não é incompatível com o tema fechado. Pelo contrário: poderá enriquecê-lo na medida em que o estudante, se tiver gabarito intelectual para isso, explorará uma senda teórica mais abrangente que será formada pelo conhecimento jurídico puro e por conhecimentos outros que lhe são próximos (sociologia, economia etc.) (FERREIRA SOBRINHO, 1997, p. 48-49)
REFERÊNCIA

FERREIRA SOBRINHO, José Wilson. Pesquisa em direito e redação de monografia jurídica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997.

28 de julho de 2010

2 comentários:

Celio Glinski disse...

Grande prof. Alejandro,
Ainda não consegui ver tudo o que o blog oferece, mas pelo pouco que acessei o blog é muitoooo boom! Parabéns pela dedicação. 
Há tempos que eu não escutava em sala de aula um prof. falar que adora o que faz!

Marilene Souza disse...

Agora que descobri o blog. É muito bom!
Está me ajudando a esclarecer algumas dúvidas sobre o tcc. Suas postagens são incrivelmente construtivas.
Parabéns pelo empenho!!