O infográfico como ferramenta de estímulo à leitura de artigos científicos

Tipo:
Dissertação de Mestrado

Título:
O infográfico como ferramenta de estímulo à leitura de artigos científicos

Autor:
CAMPOS, Bruno Indalencio de

Resumo:
"O presente estudo busca determinar o nível de estímulo promovido por um infográfico ao ser associado a um artigo científico publicado em ambiente digital. A pesquisa foi realizada a partir da oportunidade de utilização de infográficos em um novo periódico digital, apresentando em suas composições dados informativo-visuais sobre o conteúdo abordado nos artigos publicados. O periódico em pauta foi a edição de lançamento da Revista Brasileira de Expressão Gráfica. Os artigos e infográficos associados foram publicados no endereço eletrônico da Revista, possibilitando que leitores interessados pudessem ter acesso a esse conteúdo. Foi criado um sistema de navegação para a coleta de impressões de indivíduos que acessaram os artigos, por meio de um questionário que abordou a experiência de interação entre o leitor e esse novo instrumento de auxílio a informação. Os dados obtidos foram organizados e analisados com uso de técnicas de inferência estatística, inclusive com o cruzamento entre diversas variáveis. Os resultados permitem constatar que a presença dos infográficos associados ao artigo contribuem no sentido de despertar interesse na leitura dos artigos, sobretudo entre o público mais jovem."

Palavras-chave:
Design. Infográfico. Artigo Científico.

Link para o texto completo:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/128983/330005.pdf

Referência:
CAMPOS, Bruno Indalencio de. O infográfico como ferramenta de estímulo à leitura de artigos científicos. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica). Programa de Pós-graduação em Design e Expressão Gráfica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128983>. Acesso em: 2 set. 2015.

7 de setembro de 2015

0 comentários: