[Artigo] Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas

Tipo:
Artigo publicado em revista científica
Signos
ISSN 1983-0378
(Consulte Qualis aqui)
Título:
Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas
Autores:
FÁVERO, Altair Alberto (Lattes)
ODY, Leandro Carlos (Lattes)
Resumo: 
"O presente artigo tem por objetivo caracterizar os desafios da formação científica no contexto da emergência das sociedades complexas. O texto defende a tese de que a compreensão do processo educacional em ciências naturais deve transcender a instrumentalização do “o que fazer” e do “como fazer”, para abrir espaço para o “quando fazer” e o “por que fazer”. Para dar conta dessa ampliação do processo educacional necessitamos caracterizar e compreender o cenário das sociedades complexas. Tecemos no presente texto caracterização dessa compreensão com a ajuda de Santos (1989; 1997), Giddens (2002), Prigogine (1996), Berstein (2006), Popper (1993) e Bauman (2007). O texto é resultado parcial do projeto de pesquisa Identidade docente no contexto da expansão da educação superior, desenvolvido no PPGEDU da Universidade de Passo Fundo."
Palavras-chave:
Formação científica. Sociedades complexas. Educação.
Referência:
FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas. Signos, v. 36, n. 1, p. 30-42, 2015. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1436>. Acesso em: 10 ago. 2015.

11 de agosto de 2015

0 comentários: