Título:
Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas
Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas
Resumo:
"O presente artigo tem por objetivo caracterizar os desafios da formação científica no contexto da emergência das sociedades complexas. O texto defende a tese de que a compreensão do processo educacional em ciências naturais deve transcender a instrumentalização do “o que fazer” e do “como fazer”, para abrir espaço para o “quando fazer” e o “por que fazer”. Para dar conta dessa ampliação do processo educacional necessitamos caracterizar e compreender o cenário das sociedades complexas. Tecemos no presente texto caracterização dessa compreensão com a ajuda de Santos (1989; 1997), Giddens (2002), Prigogine (1996), Berstein (2006), Popper (1993) e Bauman (2007). O texto é resultado parcial do projeto de pesquisa Identidade docente no contexto da expansão da educação superior, desenvolvido no PPGEDU da Universidade de Passo Fundo."
"O presente artigo tem por objetivo caracterizar os desafios da formação científica no contexto da emergência das sociedades complexas. O texto defende a tese de que a compreensão do processo educacional em ciências naturais deve transcender a instrumentalização do “o que fazer” e do “como fazer”, para abrir espaço para o “quando fazer” e o “por que fazer”. Para dar conta dessa ampliação do processo educacional necessitamos caracterizar e compreender o cenário das sociedades complexas. Tecemos no presente texto caracterização dessa compreensão com a ajuda de Santos (1989; 1997), Giddens (2002), Prigogine (1996), Berstein (2006), Popper (1993) e Bauman (2007). O texto é resultado parcial do projeto de pesquisa Identidade docente no contexto da expansão da educação superior, desenvolvido no PPGEDU da Universidade de Passo Fundo."
Palavras-chave:
Formação científica. Sociedades complexas. Educação.
Formação científica. Sociedades complexas. Educação.
Link para o texto completo:
http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1436/747
http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1436/747
Referência:
FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas. Signos, v. 36, n. 1, p. 30-42, 2015. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1436>. Acesso em: 10 ago. 2015.
FÁVERO, Altair Alberto; ODY, Leandro Carlos. Educação superior e formação científica: desafios decorrentes da emergência das sociedades complexas. Signos, v. 36, n. 1, p. 30-42, 2015. Disponível em: <http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1436>. Acesso em: 10 ago. 2015.
0 comentários:
Postar um comentário