A necessária crítica a uma ciência mercantilizada: a quem servem o publicismo, o citacionismo e o lema "publicar ou perecer"?

Tipo:
Editorial publicado em revista científica

Título:
A necessária crítica a uma ciência mercantilizada: a quem servem o publicismo, o citacionismo e o lema "publicar ou perecer"?

Autor:
TULESKI, Silvana Calvo.

Início do Editorial:
"[...] Procurando verificar o nível de adesão ou indignação quanto ao paradigma "publicar ou perecer", que, como exposto, vem adoecendo pesquisadores e comprometendo a qualidade das pesquisas, em uma busca rápida no Google, usando como descritores esse slogan, para minha surpresa, encontrei diversos artigos em blogs e periódicos científicos, das mais diversas áreas, apontando os severos riscos desta imposição à ciência. É óbvio que no espaço de um editorial não teria condições de expor todas as críticas encontradas, mas darei destaque a algumas delas que, por serem elaboradas por pesquisadores de áreas distintas, indicam que é não somente no âmbito das ciências humanas que se evidencia a crítica a esta política. Neste sentido, trago para reflexão de todos os colaboradores deste periódico as argumentações de Schlendlindwein (2009), Blattman (2007), Katchburian (2008) e dados de Righeti (2012) [...] "

Link para o texto completo:
http://www.scielo.br/pdf/pe/v17n1/v17n1a00.pdf

Referência:
TULESKI, Silvana Calvo. A necessária crítica a uma ciência mercantilizada: a quem servem o publicismo, o citacionismo e o lema "publicar ou perecer"? Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1,  p. 1-4, jan./mar. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000100001>. Acesso em: 7 nov. 2013

7 de novembro de 2013

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