Como apresentar o resumo do TCC?

O resumo é um texto inaugural para quem quer conhecer o trabalho, mas é o último para quem o escreve. Isto porque nele deve constar parte da introdução do trabalho e parte das considerações finais. Da introdução, o resumo destaca o objeto (problema), os objetivos, a justificativa e a metodologia. Das considerações finais destaca sinteticamente os principais resultados obtidos. É, portanto, uma “apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho” (ABNT, 2011, p. 4). Não se trata de uma replicação exata dos textos da introdução e das conclusões, mas de uma síntese dos seus elementos. Escrito em um único parágrafo, recomenda-se que sua extensão fique entre 150 a 500 palavras. Deve ser acompanhado de palavras-chave, separadas entre si por ponto. (ABNT, 2003). É um elemento que compõe a estrutura pré-textual do trabalho. Visualmente pode ser apresentado conforme a imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliar
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

REFERÊNCIAS

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR. 6028. Informação e documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR. 14724. Informação e documentação –Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

8 de outubro de 2013

0 comentários: