Você já ouviu falar no princípio da incerteza de Heisenberg?

Werner Karl Heisenberg foi um físico alemão (1901-1976) que contribuiu significativamente para as bases da mecânica quântica. No conjunto de sua obra encontramos o “princípio da incerteza”. Segundo Heisenberg, é impossível prever com precisão o comportamento das partículas atômicas e subatômicas, isto porque ao tentar observar um elétron, por exemplo, a necessária incidência de radiação (fótons) para a observação faz com que os fótons atinjam o átomo, alterando o seu comportamento. 
Nas ciências sociais e sociais aplicadas, este princípio da física quântica é equiparado à impossibilidade de determinar com precisão os diversos aspectos da sociedade, de modo que não há como o pesquisador descrever o objeto pesquisado sem que, ao observá-lo, esteja “interagindo” com ele. Esta constatação não desqualifica a ciência, mas indica que, de certa forma, “tudo é relativo”. 
Para saber mais: 
Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

24 de março de 2013

1 comentários:

Silvia Eugênia do Amaral disse...

Adoro esse canal criado para facilitar nossa interação com o TCC. Parabéns ao criador e obrigada pelos emails enviados diariamente, fonte de constante aprendizado. Toda essa produção tem me ajudado como pesquisadora, educadora e amante da ciência. OBRIGADA!!!!