Do estilo em ciência e em história das ciências

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Do estilo em ciência e em história das ciências

Autor:
PATY, Michel.

Resumo:
"Ao considerar o conhecimento científico como uma forma de pensamento simbólico, entende-se com isso não simples sistemas de signos, mas conteúdos de pensamento (expressos por conceitos) ligados entre si e que fazem sentido, que são, no espaço das representações mentais, os substitutos do 'dado objetivo' que se supõe subjazer à experiência que fazemos do 'mundo' pelos sentidos e, nesse nível indissociavelmente, pelo entendimento. Esse pensamento simbólico adquire densidade e consistência pela 'tecelagem' realizada graças ao trabalho dos pensamentos individuais que se comunicam, social e culturalmente, inscritos no tempo da história. Da tensão dinâmica entre o sujeito do conhecimento, que busca a inteligibilidade (pela operação de sua razão), e a objetividade dos conteúdos que ele se propõe (inicialmente dados, depois modificados ou produzidos), resulta o movimento do pensamento científico e a transformação dos conhecimentos. Esse trabalho do pensamento simbólico é marcado por um estilo próprio a cada um, mas que em parte pode ser comum em contextos, escolas ou tradições. Em ciência e em história das ciências, o estilo intervém em dois níveis: o da abordagem 'objetal' da produção das obras pelos cientistas e o da abordagem 'reflexiva' da história epistemológica e da filosofia, que se interrogam sobre a significação tanto dos próprios conteúdos de conhecimento quanto do pensamento racional, simbólico, cuja função é manifestá-los."

Palavras-chave:
Conhecimento. Criação. Estilo. História. Inteligibilidade. Objetividade. Pensamento simbólico. Razão. Sujeito. Tensão. Tecelagem dos conhecimentos.

Link para o texto completo:
http://www.scielo.br/pdf/ea/v26n75/20.pdf

Referência:
PATY, Michel. Do estilo em ciência e em história das ciências. Estudos Avançados, São Paulo, v. 26, n. 75, p. 291-308 maio/ago. 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142012000200020>. Acesso em: 17 mar. 2013

17 de março de 2013

0 comentários: