Produtos acadêmico-científicos

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal
1 MONOGRAFIA
A palavra monografia, considerando a legislação educacional brasileira, é empregada em dois sentidos estritos para designar:
a) O trabalho de Conclusão do Curso de Graduação – TCC;
b) O trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Pós-Graduação lato sensu).
Especialmente na graduação, espera-se que a monografia seja o resultado de uma investigação científica, onde o aluno possa demonstrar a assimilação de habilidades e competências inerentes ao perfil profissional do curso. Assim, entre outros aspectos, o trabalho de conclusão deve retratar, no mínimo:
a) Especificidade temática: o trabalho deve evidenciar o esforço do aluno em delimitar o assunto, demonstrando a capacidade de aplicar parâmetros e critérios de investigação;
b) Diversidade de fontes pesquisadas: em número adequado e justificável a natureza do assunto abordado;
c) Emprego de linguagem clara e objetiva de forma adequada, coerente e coesa.

2 DISSERTAÇÃO
A dissertação é o produto científico com o qual se conclui o curso de pós-graduação stricto sensu (Mestrado). Normalmente a dissertação deve:
a) revelar a capacidade para pesquisar conforme os padrões científicos (PASOLD, 1999, p. 155);
b) demonstrar profundidade na busca e aplicação das fontes pesquisadas;
c) demonstrar competência para retratar, com clareza, objetividade e sistematização, os resultados da investigação.
A diferença intelectual em relação à tese de doutorado está no caráter de originalidade do trabalho. Tratando-se de um trabalho ainda vinculado a uma fase de iniciação à ciência, de um exercício diretamente orientado, primeira manifestação de um trabalho pessoal de pesquisa, não se pode exigir da dissertação de mestrado o mesmo nível de originalidade e o mesmo alcance de contribuição ao progresso e desenvolvimento da ciência em questão (SEVERINO citado por FERREIRA SOBRINHO, 1997, p. 21).

3 TESE
É o produto científico com o qual se conclui o Curso de Doutorado.
Normalmente a tese deve:
a) revelar capacidade para pesquisar conforme os padrões científicos;
b) demonstrar competência para retratar, com qualidade, os resultados de sua investigação.
c) trabalhar o seu tema com originalidade
d) apresentar criatividade expressa em fundamentadas contribuições quanto ao seu tema e/ou ao método e técnicas de sua investigação. (PASOLD, 1999, p. 155).
[...] exige-se da tese de doutorado contribuição suficientemente original a respeito do tema pesquisado. Ela deve representar um progresso para a área científica em que se situa. Deve fazer crescer a ciência. Qualquer que sejam as técnicas de pesquisa aplicadas, a tese visa a demonstrar argumentando e trazer uma contribuição nova relativa ao tema abordado. (SEVERINO citado por FERREIRA SOBRINHO, 1997, p. 18).
A tese, como trabalho suplementar, e de certa forma complementar, vai além da pura análise dos dados e redunda inexoravelmente na apresentação de uma nova teoria, desconhecida e inteiramente nova do que se produziu até então. (LEITE citado por FERREIRA SOBRINHO, 1997, p. 18).

4 O TRABALHO ACADÊMICO DESENVOLVIDO NO CURSO E O TCC
A distinção entre um trabalho acadêmico desenvolvido durante o curso e o TCC pode ser apresentada sob três enfoques:
a) O aspecto metodológico: a rigor, o TCC exige maior rigor quanto a certos aspectos formais e estruturais. Contudo, é importante tem em vista que todo e qualquer trabalho deve ser desenvolvido com espero científico.
b) Conteúdo: o TCC pode apresentar um conteúdo mais panorâmico, sem, contudo, abrir mão da objetividade e delimitação.
c) Orientação progressiva: é da natureza do TCC a sua realização num lapso temporal, com a orientação de um professor. Portanto, seu desenvolvimento é mais prolongado do que um trabalho acadêmico normal.

REFERÊNCIAS
PASOLD, Cesar Luiz. Prática da pesquisa jurídica: idéias e ferramentas úteis para o pesquisador do direito. 2. ed. Florianópolis: OAB/SC Editora, 1999.
FERREIRA SOBRINHO, José Wilson. Pesquisa em direito e redação de monografia jurídica. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1997.

5 de fevereiro de 2011

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