Como aplico o sumário automático no Microsoft Word?

Para utilizar o sumário automático do Microsoft Word, antes é necessário conhecer o recurso de formatação de parágrafos, conhecido como “Estilos”. Cada parágrafo do Word pode ter várias características específicas como, por exemplo, tipo e tamanho de fonte, margens e espaçamentos diferenciados, entre outras.
Você pode configurar estas características, “agrupá-las” e atribuir um “nome” a este conjunto (Estilo).
Como padrão, o Word já apresenta estilos previamente configurados. Um deles é o “Normal”.
No Word 2003, você visualiza os vários estilos disponíveis no texto, em uma caixa de diálogo no canto superior esquerdo.
Caixa de Estilos - Word 2003

No Word 2007 a caixa de estilos está bem visível na primeira barra de ferramentas.

Caixa de Estilos - Word 2007

Há também os estilos “Título 1”, “Título 2” e “Título 3”. Estes estão vinculados a outros três: “Analítico 1”, “Analítico 2” e “Analítico 3”, de modo que o “Título 1” está vinculado ao “Analítico 1”, e assim por diante.
Estão “vinculados” porque, ao aplicar o estilo “Título 1” aos títulos de capítulos de seções primárias do seu trabalho, por exemplo: “1 – HISTÓRICO DO DIREITO AUTORAL”, o Word irá replicar este texto no estilo “Analítico 1” que integra o sumário automático.
Após aplicar os estilos “Título 1”, “Título 2” e “Título 3” corretamente nos títulos de seções primárias, secundárias e terciárias do trabalho, vá até a página onde pretende apresentar o sumário e, na barra de ferramentas (Word 2003) selecione “Inserir”, “Referência”, “Índices ...”, escolha “Índice analítico” e clique em “OK”. No Word 2007 e 2010, clique na aba “Referências”, depois em “Sumário” e escolha “Sumário Automático 1”.
 Você verá que o sumário vai surgir replicando todos os textos, cujos parágrafos foram formatados com os estilos “Título 1”, “Título 2” e “Título 3”, juntamente com a numeração das páginas.

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

1 de dezembro de 2010

0 comentários: