Indicação de fontes em trabalhos científicos

Tipo:
Artigo

Título:
Indicação de fontes em trabalhos científicos

Autor:
ARRABAL, Alejandro Knaesel

Introdução:
"Sabemos que a pesquisa deve ser promovida de maneira que os seus resultados possam, responsavelmente, contribuir para uma melhor compreensão do objeto (fenômeno) investigado. Já o relatório dela decorrente, também denominado tradicionalmente como “trabalho acadêmico” ou “trabalho científico”, deve cercar-se de instrumentos que permitam ao seu leitor, não só compreender adequadamente o conteúdo, mas também reconhecer os passos promovidos na pesquisa, ou seja, as ações e opções exercidas pelo pesquisador e as fontes que ele utilizou.
Age cientificamente aquele que, ao relatar os conteúdos de uma pesquisa, também não mede esforços para registrar adequadamente as fontes utilizadas, oferecendo condições para que outros possam concentrar esforços no mesmo estudo, contribuindo, portanto, para o processo evolutivo do conhecimento.
Assim, este material tem por objetivo informar as regras utilizadas para a indicação de fontes em trabalhos acadêmicos, disciplinadas no Brasil pela ABNT, em específico, a normalização sobre apresentação de citações - NBR 10520 (ABNT, 2002a, p. 4) e a normalização sobre referências - NBR 6023 (ABNT, 2002b, p. 22)."

Links para o texto completo:
Google Docs
Issuu



Referência:
ARRABAL, Alejandro Knaesel. Indicação de fontes em trabalhos científicos. Prática da Pesquisa, set. 2010. Disponível em: <http://www.praticadapesquisa.com.br/2010/09/indicacao-de-fontes-em-trabalhos.html>. Acesso em: 20 set. 2010.

20 de setembro de 2010

1 comentários:

Caroline Luvizotto disse...

Prezado Prof. Alejandro,
Sou uma admiradora do seu site, parabens pelo trabalho.

Gostaria de sua autorização para divulgar o material deste post no meu blog (Indicação de fontes em trabalhos científicos). É muito útil e muito esclarecedor. Eu gostaria de colocar o arquivo em PDF disponivel no meu blog. Sem dúvida, darei todos os créditos a voce pela autoria.

Aguardo um retorno por email.
Obrigada
Profa. Dra. Caroline Luvizotto
carol.luvizotto@hotmail.com
@carol_luvizotto
http://carolineluvizotto.wordpress.com