Propriedades do Texto Científico

Prof. Alejandro Knaesel Arrabal

O texto científico apresenta distintividade em relação a demais formas de expressão textual. Nestes apontamentos enumero alguns aspectos relacionados a esta condição.


1 ADEQUAÇÃO

Adequação é a propriedade do texto que determina a variedade (dialetal ou modelo padrão) e o registro (geral/específico, oral/escrito, objetivo/subjetivo, formal/informal).

Portanto, não é adequando para um texto científico, por exemplo, o emprego de gírias ou figuras de linguagem.

Observe atentamente as seguintes orientações:
Adote durante todo o texto a linguagem impessoal:
Ex: Constata-se (e não eu constado ou nós constatamos)

Não empregue adjetivos ao mencionar autores.
Ex: Ilustrado ou festejado douto, insigne mestre, emérito professor, conspícuo (significa Notável, distinto, ilustre, respeitável) magistrado, entre outros.

Mantenha objetividade e clareza no texto, evitando empregar expressões que dificultem a compreensão:
Ex: Veja bem como está o seu bestunto.

Não utilize "etc". Substitua por "entre outros".

Evite destacar frases ou palavras empregando letras maiúsculas.

2 COERÊNCIA

Coerência é a propriedade do texto que seleciona a informação (relevante, irrelevante) e organiza a estrutura comunicativa de uma maneira determinada (introdução, desenvolvimento, conclusão)

Observe atentamente as seguintes orientações:
Não utilize sinônimos para indicar categorias do trabalho, exceto quando informado e autorizado pelo próprio autor. Por exemplo, você pode dificultar o entendimento do texto se, para referir-se a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, você utilizar de forma indiscriminada variações léxicas de caráter poético, como: Magna Carta, Carta primaveril, Pergaminho da Primavera, Norma Fundamental, entre outras.

3 COESÃO

Coesão é a propriedade do texto que conecta as diferentes frases entre si. Assegura a compreensão do significado global do texto.

Considerando este aspecto, qualquer tema específico deve relacionar-se com a parte geral, ou seja, relacionar-se com o universo dos conceitos e princípios vinculados ao assunto.
Na fundamentação, evite unicidade doutrinária ou normativa. Explore diversas impressões da doutrina. A ausência de estruturas argumentativas, ainda que minimamente fundadas em autoridade, ou sustentadas em apenas um autor, compromete significativamente o trabalho.

Evite parágrafos muito longos (por exemplo, 14 linhas) ou muito curtos (1 linha).

Ao final de cada unidade, é importante registrar um parágrafo de ligação que evidencie a relação do conteúdo apresentado com o conteúdo da próxima unidade.

As considerações finais devem contemplar uma re-visita aos principais aspectos do trabalho, de modo que possam razoavelmente demonstrar a confirmação ou não das hipóteses apresentadas na introdução.

30 de julho de 2010

0 comentários: