Apresentação de Ilustrações em Trabalhos Acadêmicos

Ilustração apresentada no corpo do trabalho, independentemente de sua natureza (desenhos, gráficos, fotografias, organogramas, dentre outros), deve ser inserida próximo ao texto relacionado, acompanhada de identificação na sua margem inferior, “[...] precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2006, p. 9).


Veja o exemplo abaixo:


Figura 1 - Vale do Submédio São Francisco. (INSTITUTO
NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL, 2009).


É importante lembrar também que apresentação de lista de ilustrações nos elementos pré-textuais do trabalho é facultativa. Ou seja, ainda que você opte por acrescentar as ilustrações, a apresentação da lista não é obrigatória. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2006, p. 6).


REFERÊNCIAS:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informações e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2006.

INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL. IG’s nacionais registradas. Disponível em: <http://www.inpi.gov.br/menu-esquerdo/indicacao/igs-registradas/indicacoes-geograficas-concedidas>. Acesso em:10 out. 2009.

18 de novembro de 2009

0 comentários: