Artigo publicado em revista científica
Título:
Das ciências da cognição à ciência
cognitiva: nova área epistemológica
Autor:
SANTOS, Adelcio Machado dos (Lattes)
Resumo:
"As Ciências da Cognição designa abordagem multidisciplinar no âmbito do estudo dos processos cognitivos. Entre as disciplinas envolvidas nesse âmbito figuram, destacadamente, a Psicologia, a Neurociência, a Lingüística, a Lógica e a Computação. Trata-se, pois, de área permeada por uma diversidade de abordagens e métodos. Tenta-se compreender como o pensamento se modifica ao longo da vida estudam o desenvolvimento cognitivo, a investigação de como as habilidades mentais se criam e mudam com a crescente maturidade fisiológica. Destarte, o desenvolvimento cognitivo envolve mudanças qualitativas no pensamento, tanto quanto mudanças quantitativas, tais como o aumento do conhecimento e da capacidade. Ademais disso, trata do modo como as pessoas percebem, aprendem, recordam e pensam sobre a informação. Tudo pode ser estudado sob perspectiva cognitiva. A Inteligência Artificial envolve a tentativa de criar sistemas que processem a informação de maneira inteligente e eficiente, sem levar em conta se esses sistemas simulam a cognição humana ou demonstram inteligência, por via de processos que diferem dos processos cognitivos humanos. A riqueza da doutrina cognitivista demonstra que ela pode evoluir para área epistêmica própria – a Ciência Cognitiva, dotada de estatuto próprio, em que pese, à semelhança das outras Ciências, manter segmentos de interdisciplinaridade."
Palavras chave:
Ciências Cognitivas. Estatuto epistemológico.
Link para o texto completo:
http://www.uniarp.edu.br/periodicos/index.php/ries/article/view/59/99
Referência:Palavras chave:
Ciências Cognitivas. Estatuto epistemológico.
Link para o texto completo:
http://www.uniarp.edu.br/periodicos/index.php/ries/article/view/59/99
SANTOS, Adelcio Machado dos. Das ciências da cognição à ciência cognitiva: nova área epistemológica. RIES, n. 2, v. 1, p. 8-37, 2012. Disponível em: <http://www.uniarp.edu.br/periodicos/index.php/ries/article/view/59>. Acesso em: 9 set. 2013.
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