Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa

Tipo:
Artigo publicado em revista científica

Título:
Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa

Autores:
MARTINS, Marcos Francisco (Lattes)
VARANI, Adriana (Lattes)

Resumo:
"O presente artigo trata das potencialidades e dos dilemas vividos na relação entre o trabalho do professor e o do pesquisador. Inicialmente, são identificadas especificidades no labor docente e de pesquisadores, e apontadas possibilidades de articulação entre ambos. Na segunda parte, são revisitados autores que tratam dessa questão e que têm forte influência nesse debate recentemente desenvolvido no Brasil. Posteriormente apresentam-se duas partes, nas quais são mencionadas as complexidades que se verificam no processo de articulação entre ensino e pesquisa, para, nas linhas conclusivas, apontar como desafio aos professores e aos pesquisadores a superação do teoricismo acadêmico-científico, do praticismo docente, do utilitarismo que recorrentemente identifica tanto a prática investigativa quanto a educativa, bem como a promoção das adequadas condições para que os professores possam realizar investigações articulando ensino e pesquisa, o que exigirá a identificação de problemas que sejam significativos à comunidade escolar e à comunidade científica e o distanciamento de paradigmas teórico-metodológicos de tradição positivista."

Palavras chave:
Ensino. Pesquisa. Professor. Pesquisador.

Link para o texto completo:
http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=7196&dd99=pdf

Referência:
MARTINS, Marcos Francisco; VARANI, Adriana. Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Revista Diálogo Educacional, v. 12 n. 37, p. 647-680, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=7196&dd99=view>. Acesso em: 21 out. 2013.

22 de outubro de 2013

0 comentários: